HONRA TEU PAI E TUA MÃE!
Queridos amigos e paroquianos de São José, o quinto mandamento, vem com uma promessa de bênção: Deus abençoa quem honra os pais com uma vida longa e boa. Quando você honra seus pais, você honra a Deus, o pai de todos!
Honrar significa mostrar respeito e carinho pelos pais. Mesmo quando cometem erros (ninguém é perfeito!), você pode ainda mostrar respeito pelos seus pais. O relacionamento com os pais muda com a idade, mas o respeito deve estar sempre presente.
O dever de toda criança é obedecer ao pai e à mãe. Deus nos dá pais para nosso bem, para cuidarem de nós e nos ensinarem os essenciais da vida. As ordens dos pais servem para proteger e ensinar, e o castigo serve para aprender a diferença entre o certo e o errado. A obediência aos pais ensina lições valiosas para a vida toda.
Na idade adulta, o relacionamento com os pais muda. Você se torna cada vez mais independente e responsável por suas próprias ações. Em vez de dar ordens, o pai e a mãe ajudam com conselhos e partilha de sabedoria. O filho sábio escuta os conselhos dos pais e os leva em consideração. Você pode até discordar, mas ouça com respeito. Seus pais podem dar uma visão mais experiente das coisas.
Por exemplo: eu me formei em Psicologia, passei em concurso público para trabalhar na Policia Civil, me ordenei sacerdote. No dia em que venci todas essas etapas da minha vida, eu entendi o quanto isso era importante para meus pais. Percebi a felicidade do meu pai, a alegria e o orgulho de minha mãe. Honrar pai e mãe é isso. Não é difícil, é prazeroso.
É se importar, cuidar, estar atento e ser submisso, mesmo quando o tempo levou embora o vigor e as habilidades que tanto nos impressionaram no passado. Contudo, a honra aos pais não deve ser transformada em idolatria. Não devemos desobedecer aos outros mandamentos, para honrar pai e mãe. Tudo deve ser feito com equilíbrio.
Digo isso, porque infelizmente há pais e mães que se aproveitam desse mandamento e querem mandar e desmandar em suas vidas, sem nenhum respeito a palavra de Deus, a seus sonhos, vocação e desejo. E não é esse tipo de submissão que Deus nos pede.
Quando você era novo, seus pais lhe davam o cuidado que você precisava. Agora, na velhice, são seus pais que precisam de cuidado. Quando seus pais estão idosos ou em uma situação vulnerável, é sua oportunidade para mostrar sua gratidão de maneira prática. Quando você cuida de seus pais idosos, você honra a eles e a Deus.
Quando pais idosos, incapazes de viverem sozinhos, são convidados a viver com os filhos, isto os conserva no círculo familiar e permite-lhes continuar intimamente ligados a todos os familiares. Quando um dos filhos se encarrega deles, os outros filhos devem compartilhar os fardos e as bênçãos dessa situação.
Quando não for possível cuidar dos pais no lar de um dos filhos, e houver necessidade de obter alguma forma de assistência institucional, os filhos devem se lembrar de que esse tipo de cuidado geralmente se concentra nas necessidades físicas. Eles não devem ser esquecidos num lar para idosos. Os familiares devem fazer visitas regulares, a fim de dar-lhes apoio espiritual e emocional e amor, que deve continuar no relacionamento familiar durante toda a vida.
Todos os pais cometem erros. Todos menos um. Deus é o Pai de cada pessoa no mundo, porque Ele dá a vida a todos. Ele é o Pai perfeito, que ama você e tem o melhor para sua vida. Assim como você deve honrar seus pais, você deve honrar a Deus.
Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êxodo 20,12)
Padre Jeferson Mengali